Educação

Unioeste lança inscrições para novos cursos e 1,6 mil vagas

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) acaba de abrir as inscrições para o Vestibular 2026, e tem novidades bem interessantes para quem está pensando em se inscrever. Os cursos de Psicologia e Química Industrial vão estar disponíveis no campus de Foz do Iguaçu e em Toledo, respectivamente. Além disso, Toledo também oferece o bacharelado em Filosofia, com opções nos períodos da manhã e da noite. As inscrições ficam abertas até o dia 10 de novembro.

No total, são 1.600 vagas em 67 cursos diferentes para o próximo ano. Para participar, a taxa de inscrição é de R$ 199. Mas atenção: alunos que escolherem cursos de licenciatura ou graduações estratégicas em cada campus têm isenção automática dessa taxa. Caso você esteja registrado no Cadastro Único (CadÚnico), também pode solicitar a isenção até o dia 4 de novembro, basta marcar a opção no formulário de inscrição.

As provas estão marcadas para o dia 7 de dezembro e acontecerão em várias cidades, como Cascavel, Foz do Iguaçu, e Toledo, além de Curitiba, Maringá, Guarapuava e até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A aplicação será feita em dois turnos: a primeira fase pela manhã e a segunda à tarde, tudo no mesmo dia. O resultado do ensalamento será divulgado em 21 de novembro.

Das vagas disponíveis, 50% são destinadas à ampla concorrência, enquanto os outros 50% vão para estudantes de escolas públicas. Desses, 10% são reservados para candidatos pretos e pardos, e ainda há 5% de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).

Vestibular Seriado da Unioeste

Outra opção interessante é o Vestibular Seriado, que é aplicado em três fases ao longo do Ensino Médio. Para quem começou essa jornada em 2023, a terceira fase será realizada em 2025. A taxa de inscrição para essa modalidade é de R$ 85. O vestibular seriado é voltado para estudantes do Ensino Médio, com provas aplicadas ao final de cada ano escolar.

Ao final da terceira fase, a classificação dos candidatos será feita com base na soma das notas da redação e a média das pontuações obtidas nas três etapas, levando em conta o peso das disciplinas específicas. O conteúdo das provas é alinhado ao ano que o aluno está cursando, e na hora da classificação, só a nota da redação da terceira fase é considerada.

Se você está pensando em seguir uma carreira em uma dessas áreas, fique de olho nas datas e requisitos!

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo