Paraná Extra

Universidade apresenta vacina contra Covid-19 a ministério

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentou, nesta terça-feira (25), ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Cesar Pontes, a vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela instituição.

A vacina da UFPR está na fase pré-clínica, ou seja, está sendo testada em animais, antes de ter autorização para o teste em humanos. A expectativa é que ela seja disponibilizada até 2022 para a população.

A reunião virtual aconteceu por articulação da bancada federal paranaense do Congresso Nacional, coordenada pelo deputado Toninho Wandscheer (PROS).

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e os professores Emanuel Maltempi de Souza e Helton José Alves participaram do encontro.

Em entrevista recente, Toninho Wandscheer disse que existe uma verba federal para a bancada paranaense que deve ser utilizada e que o Paraná pode sair na frente no desenvolvimento próprio da vacina por meio da instituição.

Segundo a Federal, a vantagem da vacina produzida pela instituição em relação as distribuídas atualmente é que ela tem baixo custo, usa insumos e tecnologia nacionais e é multifuncional, ou seja, pode ser recombinada para atender variantes do SARS-CoV-2 ou outras doenças, como a dengue.

(CBN)

Deixe uma resposta