Curitiba e Região

Vereadores de Curitiba aprovam troca de terrenos em bairros

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu um passo importante na última terça-feira, 2 de dezembro, ao aprovar, em primeiro turno, um projeto de lei que prevê a troca de terrenos entre a prefeitura e proprietários particulares. A ideia é permutar um terreno público de 525,48 m² em Santa Felicidade por uma área de 560,52 m² no Campo Comprido, avaliada em R$ 489 mil. Para completar a negociação, a prefeitura receberá uma quantia de R$ 50 mil.

O projeto recebeu 25 votos a favor e apenas duas abstenções, das vereadoras Laís Leão (PDT) e Camilla Gonda (PSB). A justificativa para a troca, segundo a prefeitura, é que isso ajudará a regularizar a situação da rua Luiz Bage, de acordo com um projeto viário já registrado na Secretaria Municipal do Urbanismo. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) também destacou a importância desse lote particular para melhorar o sistema viário da região.

Um ponto interessante é que o terreno da prefeitura, que está sendo trocado, possui um bosque nativo que dificulta sua utilização para construção. De acordo com a avaliação técnica da Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI), esse lote tem baixa aptidão construtiva, já que a vegetação reduz o espaço disponível para qualquer tipo de construção. O líder do Governo, Serginho do Posto (PSD), ressaltou que a permuta é vantajosa e que todo o valor obtido com esse tipo de transação será destinado a investimentos públicos.

Durante a discussão, a vereadora Laís Leão levantou questões importantes sobre as implicações imobiliárias dessa troca de terrenos, especialmente em áreas com alto valor comercial. Ela mencionou que o Campo Comprido teve um aumento de 32% no valor dos imóveis, segundo uma pesquisa da FipeZAP. Laís também fez um apelo para que a preservação do bosque nativo seja considerada, já que esses espaços verdes são vitais para a cidade.

A parlamentar sugeriu que parte dos recursos obtidos com a permuta fosse direcionada ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. A sua ideia é que isso poderia ajudar na construção de novas moradias, especialmente para aqueles que precisam de mais apoio habitacional. Laís Leão pretende encaminhar uma sugestão ao Executivo, reforçando a importância de cuidar do bosque nativo durante esse processo.

A proposta volta a ser analisada na Câmara nesta quarta-feira, 3 de dezembro, para o segundo turno de votação. Essa troca de terrenos é um detalhe que pode impactar bastante a dinâmica urbana em Curitiba, e a discussão em torno dela certamente continuará a gerar debates interessantes na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo