Curitiba e Região

Vigas gigantes serão enviadas para pontes no Rio Atuba

Neste sábado, dia 30, a região do Capão da Imbuia e do Bairro Alto vai passar por uma operação especial organizada pela Prefeitura de Curitiba. O motivo? O transporte e a instalação de vigas de concreto que vão dar forma a duas novas pontes sobre o Rio Atuba. Essas estruturas serão erguidas ao lado do futuro viaduto que vai ligar Curitiba a Pinhais, marcando a divisa entre os dois municípios.

Para realizar essa tarefa, o trânsito na área vai sofrer algumas mudanças temporárias. A Rua Paulo Kissula, na esquina com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, ficará bloqueada de sábado até segunda-feira, dia 1º. O trânsito deve voltar ao normal entre terça-feira, dia 2, e sábado, dia 6. No domingo seguinte, dia 7, uma nova fase de lançamento das vigas vai exigir outro bloqueio. Ao todo, serão transportadas 12 vigas, cada uma com cerca de 33 metros de comprimento e pesando mais de 50 toneladas. Elas serão levadas uma a uma do canteiro de obras, que fica a cerca de 1 km do local onde serão instaladas.

Essas vigas, que juntas somam impressionantes 610,5 toneladas de concreto — seis para cada ponte —, vão resultar em estruturas que terão 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura. Cada ponte contará com duas faixas de rolamento, um passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção para garantir a segurança de todos.

Como será a operação

O bloqueio na Rua Paulo Kissula começa logo de manhã, com a montagem do guindaste e o içamento das vigas. A sinalização na via será feita com cones e barreiras para indicar os trechos interditados. Durante a passagem do caminhão que transporta as vigas, o estacionamento na Rua Paulo Kissula, entre a Rua Osmário de Lima e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, estará proibido. A Avenida Victor Ferreira do Amaral também vai ter bloqueios temporários em alguns horários para facilitar a operação.

Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.

Alternativas para os motoristas

Quem precisa acessar o Capão da Imbuia pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, sentido Pinhais, deve virar à direita na Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, seguir até a Rua Osmário de Lima e depois voltar à Rua Paulo Kissula. Se você vem da Rua Brasílio de Lara, é só virar à esquerda no retorno da Professor Nivaldo Braga até a Rua Pastor Manoel. Outra opção é desviar por dentro do bairro, utilizando a Rua Humberto Mattana. Também dá para se desviar por Pinhais, passando pelas ruas Visconde de Abaeté, Pedro Eloy de Souza, Santa Helena, Altônia, Iolanda T. Taborda, Wanda S. Mallmann, 25 de Dezembro e Guilherme Weiss.

Se você está no Bairro Alto e precisa ir para o Capão da Imbuia, o desvio por Pinhais também será necessário, a partir da rotatória da Rua Guilherme Weiss.

Sobre as novas pontes

Essa construção faz parte do projeto Novo Inter 2, um dos maiores investimentos em mobilidade urbana na capital paranaense. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, a construção do Viaduto Curitiba-Pinhais visa melhorar o trânsito na região e fortalecer a integração entre os municípios, especialmente no transporte coletivo.

A engenheira Marina Solek, que trabalha na fiscalização da obra, explica que, após o lançamento das vigas, as próximas etapas incluem a execução da laje, a adaptação das pistas marginais e a preparação para a aplicação do pavimento. Enquanto as vigas são posicionadas, outras frentes de trabalho vão avançar, como a execução das estacas para a fundação, a revitalização das redes de drenagem e melhorias nas vias.

O investimento total nessa obra é de R$ 68.797.559,49, e a expectativa é que tudo esteja pronto em 18 meses, começando os trabalhos em 28 de março.

Julia Medeiros

Júlia Medeiros é autora e revisora no portal Paraná Extra. Atualmente, é estudante do curso de Jornalismo, onde aprofunda seus conhecimentos em técnicas de apuração, redação e ética na comunicação. Com um olhar atento aos detalhes e um compromisso com a precisão da informação, Júlia contribui para a qualidade e a clareza dos conteúdos publicados, buscando sempre levar a notícia de forma responsável e acessível aos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo