Zoo de Curitiba recebe onça-pintada macho para reprodução
Nesta terça-feira, Curitiba ganhou um novo morador no seu zoológico: Tocantins, uma onça-pintada macho que chegou para fazer parte do programa de reprodução da espécie. Ele veio do Zoo Sonho de Criança, localizado em Pitangueiras, São Paulo, e sua vinda foi recomendada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab). Todo esse movimento faz parte do esforço de conservação que o zoológico curitibano mantém.
Tocantins vai ficar em um espaço de 400 metros quadrados, com piscina, plataformas de madeira e troncos de árvore, tudo pensado para o bem-estar dele. Nas próximas semanas, ele deve começar a se aproximar de Cacau, uma onça-pintada melânica, também conhecida como pantera negra, que chegou ao zoo no ano passado. Edson Evaristo, diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comentou sobre a importância desse encontro. Ele disse que especialistas recomendaram o cruzamento dos dois para garantir a preservação da espécie, buscando uma maior diversidade genética. A expectativa é que eles tenham filhotes.
O Zoológico Municipal de Curitiba abriga mais de 1,8 mil animais em uma área de 589 mil metros quadrados, distribuídos em cerca de 165 recintos. Ele é um importante centro de cuidados para várias espécies nativas que estão ameaçadas de extinção e participa ativamente de programas nacionais de conservação. É interessante saber que mais de 70% dos animais que vivem no zoo vieram de situações de intervenção humana, como apreensões e casos de maus-tratos.
Se você quiser conhecer o zoológico, ele está localizado na Rua João Micheletto, 1.500, no bairro Alto Boqueirão. As visitas são gratuitas e acontecem de terça a domingo, das 10h às 16h. É uma ótima oportunidade para passar um tempo em contato com a natureza e conhecer mais sobre a fauna brasileira!




