Hotéis de Curitiba registram lotação total em dezembro
Com a chegada do fim de ano, Curitiba está se preparando para um Natal especial e, como consequência, os hotéis da cidade estão recebendo um movimento intenso. A partir da segunda quinzena de dezembro, muitos estabelecimentos já estão com 100% de ocupação nos fins de semana. Essa procura tão grande se deve à programação natalina que atrai turistas de várias partes do Brasil.
Paulo Iglesias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná, destaca que o interesse por Curitiba nesta época do ano é impulsionado por eventos como o Natal da Disney, que é uma novidade no país, além das tradicionais atrações do Natal no Palácio Avenida. Ele comenta que o turismo na cidade se divide em três segmentos: corporativo, eventos e lazer. Nos últimos anos, o turismo de lazer tem se sobressaído, especialmente em dezembro.
De acordo com a Rede de Hotéis HCC, que inclui marcas como Qoya, Radisson, Go Inn e Quality, a procura por acomodações aumentou consideravelmente na semana que antecede o Natal. A maioria dos turistas vem de São Paulo, Santa Catarina e do interior do Paraná. O Hotel Go Inn já confirmou 100% de ocupação para o fim de semana do dia 13 de dezembro e, atualmente, tem 80% das suas unidades reservadas para os dias restantes do mês. Por sua vez, o Hotel Quality espera atingir 91% de ocupação nos fins de semana.
Ana Mainardes, gerente de vendas do Hotel Mabu, também observa um aumento nas reservas, principalmente para o dia 13, que promete ser o dia mais movimentado, com acomodações totalmente preenchidas. O Mabu Curitiba Business, que fica bem no Centro, em frente à Praça Santos Andrade, nunca teve tantas reservas feitas com tanta antecedência. Ana acredita que esse sucesso está ligado ao grande número de espetáculos e atrações que atraem visitantes de várias partes do Brasil.
A Rede Slaviero Hotéis e Slim Hotéis também está prevendo 100% de ocupação nos fins de semana que antecedem o Natal, sinalizando um cenário bastante positivo para o setor.
Falando em impacto econômico, as expectativas são animadoras. O calendário natalino de 2025 deve atrair cerca de 2,4 milhões de pessoas, um aumento de 10% em relação ao ano passado. Espera-se que 322 mil turistas visitem a cidade, um crescimento em relação aos 292.789 do ano anterior. Segundo o Instituto Municipal de Turismo (IMT), a movimentação financeira pode chegar a R$ 439,8 milhões, englobando gastos com hospedagem, alimentação, transporte e compras. Em 2024, esse valor foi de R$ 399,9 milhões. Curitiba conta com mais de 100 estabelecimentos e cerca de 17 mil leitos disponíveis, abrangendo hotéis, flats, pousadas e hostels para atender a todos os tipos de visitantes.




